Prefeitura Municipal de Boa Esperança

Você sabia?
Imprimir Email

Institucional

11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

por Assessoria de Comunicação

05/07/2017 16:51

Na tarde de terça-feira, 04 de julho, aconteceu a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Plenário da Câmara Municipal. O tema da Conferência foi “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

As conferências de assistência social são espaços de caráter deliberativo que oportunizam o debate e avaliação da política de assistência social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários; são espaços de debate coletivo que devem oportunizar a participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo, às diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

A mesa foi composta pelas seguintes pessoas e autoridades:

O Presidente do Conselho Tutelar, João Paulo Damasceno;

O Líder de Governo, Dovik Gischewisk;

A Secretária de Promoção Social e Habitação, Vanessa Vilela Silva;

O Prefeito Municipal, Hideraldo Henrique Silva;

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Lúcia Silva;

Warles Rodrigues Almeida, graduado em Serviço Social e pós-graduado em Trabalho Social com famílias e comunidades;

Everidiane Imaculada de Lara, representando os usuários do CRAS I;

Sônia Maria de Oliveira Araúju, representando os usuários do CRAS II;

Vera Lúcia Pereira Lemes, representando os usuários do CREAS;

Marli Nepomuceno, em nome da APAE representando todas as entidades de Boa Esperança;

Maria de Fátima Leite, representando a Equipe Volante (Zona Rural);

E a representante dos trabalhadores da área, Adriana Rondini.

O Presidente do Conselho Tutelar, o Líder de Governo, a Secretária de Promoção Social e Habitação, o Prefeito Municipal e a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social fizeram o uso da palavra agradeceram a todos os presentes e mencionaram a importância de participar as Conferências e das reuniões.

O Prefeito ainda entregou nas mãos do Presidente do Conselho Tutelar as chaves do veículo que o Conselho de Boa Esperança ganhou, para garantir um serviço melhor dos conselheiros.

A aluna do 8º ano da Escola Estadual Silvia Mesquita, Sahmara Meireles, fez a leitura da redação "Por uma País mais justo", escrita por ela.

Em seguida, o coral “João Abrão” fez uma apresentação com os membros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos da equipe volante. Após o Coral, a oficina de Capoeira com membros integrantes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS II fez uma apresentação também.

Após as apresentações, o servidor da Secretaria de Promoção Social e Habitação, Dóglis Elias fez a leitura e aprovação do Regimento Interno.

Após a leitura e aprovação do regimento, o palestrante Warles Rodrigues Almeida falou sobre a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

Em seguida, foram formados quatro grupos de trabalho com base nos 4 eixos que expressam e orientam a discussão do temário da conferência.

- Grupo 1 – Eixo 1: “A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.”

- Grupo 2 – Eixo 2: “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no suas”

- Grupo 3 – Eixo 3: “Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.”

- Grupo 4 – Eixo 4: “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.”

Depois das discussões em grupos, as propostas foram apresentadas.

Parabenizamos toda a organização da Conferência! Foi um sucesso!



Galerias de Imagens

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página