Prefeitura Municipal de Boa Esperança

Você sabia?
Imprimir Email

Institucional

Lago dos Encantos

por Ascom

23/04/2013 17:44

LAGO ARTIFICIAL DE BOA ESPERANÇA

Denominação : Lago dos Encantos

Localização : Avenida Juscelino Kubitscheck, centro  de Boa Esperança MG

O perímetro que define a área de entorno deste bem patrimonial tombado foi delimitado por uma linha imaginária nos eixos das avenidas marginais Juscelino Kubitscheck, Av. Perimetral, Rua Capitão Neves, Av Brasil, Av Governador Aureliano Chaves , Barragem do Lago, Faixa de Segurança de Furnas e Ponte do Sr. Jarbas Barbosa. A área do Lago limitada tombada é de 356.214 hectares. Tem grande valor paisagístico para o município  pela sua beleza e história . É formado pelo represamento das águas do rio MARIMBONDO, MARICOTA E CASCÁVEL.  Sua extensão totalpe de aproximadamente 8km2, sendo 3km2 (300ha) a parte que banha a cidade e de 5km2 (500ha) a parte que banha a região de Inhumas e Água Mansa.

 

A formação deste lago possibilitou o desenvolvimento do turismo, do lazer da população , do embelezamento paisagístico da cidade e o saneamento das várzeas , resolvendo o problema dos insetos nocivos na época da seca.

O Turismo e o royalts são fontes importantes de renda para o município. Os royalts  constituem ajuda financeira que a Central Elétrica de Furnas paga aos municípios que fazem parte das Bacias de empregos geradoras de eletricidade.

 Boa Esperança comemora o DIA DO LAGO, instituído pela Lei Municipal n º 2.024, de 28/01/97, no 2º domingo do Mês de março.

Este patrimônio paisagístico foi tombado pelo Decreto Municipal nº 574, de 26/01/98 e está sujeito a proteção especial do município pela

Lei 2.063 de 10/04/97.

Tombamento:  O tombamento é um instrumento utilizado para proteger um bem cultural .

Não pode ser destruído ou ser modificado sem autorização .

 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página