Prefeitura Municipal de Boa Esperança

Você sabia?
Imprimir Email

Institucional

PRÉ-CONFERÊNCIAS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

por Assessoria de Comunicação

12/06/2017 10:20

Nos dias 06, 07,08 e 09 de junho, o Conselho Municipal de Assistência Social em conjunto com a Prefeitura Municipal de Boa Esperança, realizou quatro pré-conferências preparatórias à XI Conferência Municipal de Assistência Social-2017, que acontecerá em julho e terá como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” (Sistema Único de Assistência Social). O Calendário para as pré-conferências foi dividido em quatro eixos e quatro locais e teve como objetivo discutir o modo como a política de assistência social insere-se no sistema de proteção social brasileiro e o lugar da família no conjunto de políticas, em especial na assistência social, destacando os avanços, os limites e as contradições no modo de atenção a ela.

             O evento teve exibição de vídeos educativos e informativos e contou com a participação do Prefeito Municipal, Secretária Municipal de Promoção Social, vereadores, conselheiros municipais, membros do CRAS e CREAS, Conselho Tutelar, músicos Fernando e Valéria, chefes de associações comunitárias, professores e alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), da Escola Estadual Silvia Mesquita e vários cidadãos de Boa Esperança. As pré-conferências foram um momento relevante para discutir sobre quem são os trabalhadores desse sistema, suas capacidades e dificuldades e também ouviu a população e suas principais reivindicações e prioridades, além de esclarecer como o SUAS funciona e atua em nosso município. Mostrou também a importância do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) com seus atuantes programas sociais. Através de debates esclareceu dúvidas sobre o programa Bolsa Família, BPC (Benefício da Prestação Continuada) e do Cadastro Único de Assistência Social; foram debatidas também propostas, avanços e conquistas alcançada pelo movimento de assistência social no Brasil, desde a criação da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), a constituição de 1988 e os riscos e ameaças de retrocesso nas garantia dos programas de assistência social devido à crise política em nosso país.

 

            As palestras foram realizadas da seguinte forma.

Dia 06 de Junho/2017 – Local: CRAS I (CAIC)

Eixo I: “Proteção Social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistênciais”

Coordenação: Nayara Miranda Cardoso.

 

Dia 07 de junho /2017 – Local: Associação Comunitária do Bairro Maringá

“Eixo II: Gestão Democrática e Controle Social: O lugar da sociedade civil no SUAS”.

Coordenação: Ana Luiza Silva, Denise Aparecida Cunha e Maria Lúcia Silva.

 

Dia 08 de junho/2017 – Local: Escola Estadual Prof.ª Silvia Mesquita

Eixo III: “Acesso às seguranças socioassistênciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistênciais”.

Coordenação: João Paulo Damasceno Silva, Adriana Rondini, Maria Lúcia Silva.

 

Dia 09 de junho/2017 – Local: CVT

Eixo IV: “Legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais”.

Coordenação: Anatercia Miranda.



Galerias de Imagens

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página