Prefeitura Municipal de Boa Esperança

Você sabia?
Imprimir Email

Institucional

TERAPIAS COMUNITÁRIAS INTEGRATIVAS

por Assessoria de Comunicação

04/08/2017 16:49

Conceito: A Terapia Comunitária Integrativa é um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de apoio e promoção da vida, mobilizando os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades para refletir e superar condições importantes para o processo saúde-doença. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural dos nossos antepassados indígenas, africanos, europeus e orientais, bem como o saber produzido pela experiência de vida de cada um (o saber popular). Enquanto muitos modelos de atendimento em saúde centram suas atenções na patologia, nas relações individuais e privadas, a Terapia Comunitária Integrativa se propõe cuidar da saúde comunitária em muitos espaços, principalmente os espaços públicos. Propõe-se a valorizar a prevenção e estimular o grupo a usar sua criatividade, construir seu presente e seu futuro a partir de seus próprios recursos.

Coordenação das TCI’s: Equipe NASF – Assistente Social Luis Ronaldo dos Santos;

Realização: A TCI’s são realizadas nas Unidades de Saúde da Família com usuários cadastrados a fim de proporcionar trocas de experiências, expor dificuldades quanto à vida cotidiana, tratamento e sentimentos que influenciam, positivamente ou negativamente, na promoção a saúde e prevenção de complicações, principalmente para as condições crônicas de saúde como hipertensão e diabetes que associadas ao aumento da idade são as condições mais comuns de atendimento na rede.

Contribuição: as práticas complementares de saúde, que priorizam não apenas a medicalização, mas sim sensibilização e a mudança de hábitos, bem como a compreensão do processo de adoecimento , contribuem de maneira muito importante para o controle das condições crônicas, visto que o usuário passa a ter maior autonomia sobre suas condutas e atitudes, desenvolvendo amplamente o autocuidado.

Resultados esperados: espera-se que ao final de cada TCI o usuário sinta-se motivado a cuidar de si e de sua família por meio da compreensão mútua dos fatores que interferem em sua qualidade de diva e da mudança de hábitos. Para os profissionais de saúde, usuários autônomos e independentes representam uma melhora significativa do cuidado e da prevenção de complicações sendo, assim, fundamental o apoio e acompanhamento de todo processo.

 



Galerias de Imagens

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página