Casa da Cultura

Antiga residência de Edith Carvalho Araújo e sempre pertenceu à família Junqueira Araújo e que teve como arquiteto, Cristiano Jordão.

Casa da Cultura

História do Prédio (Rua Coqueiral nº 131 )

Antiga residência de Edith Carvalho Araújo e sempre pertenceu à família Junqueira Araújo e que teve como arquiteto, Cristiano Jordão. Construída no início de 1951 e adquirida pela Prefeitura Municipal, administração José Lourenço Leite Naves, em 1988. Foi adaptada para Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal. A edificação tem basicamente o estilo neocolonial, contém 15 cômodos, com elementos de vários estilos: arcos e colunas do estilo romano, arco abatido etrusco, janelas modelo escola alemã Banhaus, com detalhes em pedras e mármores, ferro batido com bronze. O jardim e a fonte complementam a sua beleza da fachada por si só é um atrativo turístico. Nesse casarão aconteceram muitas festas patrocinadas pela famíla .

Em 1988 o imóvel passou a ser um patrimônio do Município e o Predio da Casa da Cultura de Boa Esperança foi tombado como patrimônio Histórico Cultural pelo Decreto Municipal nº 627, de 18/08/1998 e sujeito a proteção especial em conformidade com a Lei Municipal nº 2.063, de 10/04/1997.

Em 1988, também fica declarado de utilidade pública a Casa da Cultura de Boa Esperança pela Lei nº 1.325 de 07/04/1988.

Boa Esperança, uma terra de gente culta, como exemplo: O pianista – Nelson Freire , o cientista Newton Freire-Maia, escritor Rubem Alves , a escritora Áurea Neto Pinto, Dr Geraldo Freire e muitos outros e a casa da Cultura foi um sonho de todos.

A Casa da Cultura é uma sociedade sem fins lucrativos que tem por finalidade impulsionar o desenvolvimento cultural da comunidade esperancense, congregando as atividade artísticas do município.

A Casa da Cultura foi fundada em 10 de fevereiro de 1988 , e a primeira Presidente foi a Professora Teresinha Junqueira de Araújo

Memorial fotográfico Enéas , memorial Lamartine Babo, memorial Jacintho Felizali, memorial Newton-Freire, Maia Memorial Dr. Joaquim Vilela, Dr Geraldo Freire da Silva e está aberta a visitação no horário de 8h às 17 h de segunda à sexta – feira.



por Ascom