SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

Unidade: SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, PECUÁRIA E PESCA. - Categoria: Vigilância Sanitária e Segurança Alimentar.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) monitora a qualidade dos produtos de origem animal, tais como queijos, ovos, sorvetes, iogurtes, embutidos cárneos, mel e doces de leite. O SIM verifica a procedência das matérias – primas utilizadas para sua elaboração, o local e a higiene do processo de industrialização. Estando tudo em conformidade com as normas vigentes, os produtos recebem a certificação (selo). Com o selo SIM, os empreendedores e empresários rurais podem vender os produtos em estabelecimentos comerciais diversos. O Selo permite que o produto seja reconhecido como regular perante o mercado, garanti aos consumidores a aquisição de produtos com qualidade e seguros para ingestão.

conteúdo em produção

Conteúdo em elaboração

Comparecer pessoalmente na Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Pesca, localizada na Rua Bahia, 428, bairro Maringá, de segunda à sexta, das 7h às 14h ou ligar no 3851- 6084.

Em média de 20 dias, a depender das adaptações do local do solicitante.

1ª Solicitação

1. Comparecer na Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Pesca e preencher o formulário de solicitação de inscrição junto ao S.I.M. Para preencher o formulário é  necessário estar com os seguintes documentos em posse: rg, comprovante de endereço, cartão e cnpj.

2. Vistória no local por técnicos da Prefeitura.

3. Entrega do relatório de vistória junto ao solicitante com a aprovação ou orientações de adaptações necessárias para a emissão do Selo.

4. Após a equipe técnica da Prefeitura atestar a segurança do local para produção dos itens, será emitida a autorização de emissão do SIM.

5. A autorização da emissão do Selo de Inspeção Municipal (S.I.M) será encaminhada ao Setor de Cadastro.

6. O solicitante será comunicado pelos servidores da Secretaria de Agricultura o dia de retirada do S.I.M. 

 

Solicitação de renovação

1. Comparecer na Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Pesca e preencher o formulário de solicitação de renovação so S.I.M. Para preencher o formulário é  necessário estar com os seguintes documentos em posse: rg, comprovante de endereço, cartão e cnpj.

2. Vistória no local por técnicos da Prefeitura.

3. Entrega do relatório de vistória junto ao solicitante com a aprovação ou orientações de adaptações necessárias.

4. Emissão de renovação do Selo.

O serviço é gratuito e o Selo de Inspeção Municipal tem validade de 5 anos. 

Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Pesca

Responsável/ Responsável Técnico: 

Endereço: Rua da Bahia, 428, Maringá

Telefone: (35) 3851-6084

E-mail:[email protected]